segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O Grupo



O grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!!, ao longo de sua história, ousou investir na experimentação e na pesquisa de diferentes linguagens, bem como buscou sempre a oportunidade de circular com seus espetáculos por todo o País. Construiu um repertório com montagens que buscam refletir sobre a atualidade e assim dialogar com diferentes públicos.

A cada montagem teatral o grupo passeia por formas e linguagens diferentes, desde a farsa medieval (A Farsa do Advogado Pathelin), ao teatro de animação de bonecos, formas e sombras  (Livres e Iguais e As Aventuras de Mestre Nasrudim ), passando pelo teatro do absurdo (Paralelos) e o melodrama clássico do circo-teatro (...E o céu uniu dois corações). Já atuou em espaços não convencionais (Rei Frouxo, Rei Posto!), com o entrelaçamento de teatro performance e pantomima (O Pupilo quer ser Tutor), a tragicomédia (A vida como ela é...), a comédia inglesa (O Olho Azul da Falecida) e o drama contemporâneo (Hipotermia).

O Teatro Sim... Por Que Não?!!!,  considerado de utilidade pública por lei municipal e estadual, foi criado em 1986 e, quando completou 30 anos de atividades, foi  condecorado com a Medalha de Personalidade das Artes Cênicas de 2016 pela ACLA (Academia Catarinense de Letras e Artes).
Ainda como parte das comemorações dos 30 anos do grupo foi lançado em março de 2017 o livro Teatro Sim...Por Que Não?!!! – Caminhos e Processos: 30 anos de Atuação, de autoria da professora doutora em Teatro da UDESC, Vera Collaço, e de seu orientando no doutorado em Teatro, Éder Sumariva.

O grupo já apresentou seus espetáculos em 17 Estados brasileiros, na programação dos principais festivais nacionais e internacionais, nos quais recebeu 27 prêmios, além de ter representado o Brasil em festivais na França e Argentina.
Em Santa Catarina o Teatro Sim... Por Que Não?!!! desenvolve projetos anuais de circulação,  já tendo levado seus espetáculos a mais de 90 cidades, a maioria delas de pequeno e médio porte, incluindo aí os 10 menores municípios catarinenses. 

A manutenção dos espetáculos em repertório por longo tempo, segue a tradição das grandes companhias de teatro e fortalece a concepção do grupo de manter um núcleo permanente de artistas atuando conjuntamente.

O Grupo busca fazer um teatro sem fronteiras etárias e culturais, possível de ser acompanhado por pessoas de todas as idades, inspirando-se nas companhias medievais que, de povoado em povoado, levavam o questionamento sobre o cotidiano e sobre a vida, com alegria e diversão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário