O grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!!,
ao longo de sua história, ousou investir na experimentação e na pesquisa de
diferentes linguagens, bem como buscou sempre a oportunidade de circular com
seus espetáculos por todo o País. Construiu um repertório com montagens que
buscam refletir sobre a atualidade e assim dialogar com diferentes públicos.
A cada montagem teatral o grupo passeia
por formas e linguagens diferentes, desde a farsa medieval (A Farsa do Advogado
Pathelin), ao teatro de animação de bonecos, formas e sombras (Livres e Iguais e As Aventuras de Mestre
Nasrudim ), passando pelo teatro do absurdo (Paralelos) e o melodrama clássico
do circo-teatro (...E o céu uniu dois corações). Já atuou em espaços não
convencionais (Rei Frouxo, Rei Posto!), com o entrelaçamento de teatro
performance e pantomima (O Pupilo quer ser Tutor), a tragicomédia (A vida como
ela é...), a comédia inglesa (O Olho Azul da Falecida) e o drama contemporâneo
(Hipotermia).
O Teatro Sim... Por Que Não?!!!, considerado de utilidade pública por lei
municipal e estadual, foi criado em 1986 e, quando completou 30 anos de
atividades, foi condecorado com a
Medalha de Personalidade das Artes Cênicas de 2016 pela ACLA (Academia
Catarinense de Letras e Artes).
Ainda como parte das comemorações dos 30
anos do grupo foi lançado em março de 2017 o livro Teatro Sim...Por Que Não?!!!
– Caminhos e Processos: 30 anos de Atuação, de autoria da professora doutora em
Teatro da UDESC, Vera Collaço, e de seu orientando no doutorado em Teatro, Éder
Sumariva.
O grupo já apresentou seus espetáculos
em 17 Estados brasileiros, na programação dos principais festivais nacionais e
internacionais, nos quais recebeu 27 prêmios, além de ter representado o Brasil
em festivais na França e Argentina.
Em Santa Catarina o Teatro Sim... Por
Que Não?!!! desenvolve projetos anuais de circulação, já tendo levado seus espetáculos a mais de 90
cidades, a maioria delas de pequeno e médio porte, incluindo aí os 10 menores
municípios catarinenses.
A manutenção dos espetáculos em repertório
por longo tempo, segue a tradição das grandes companhias de teatro e fortalece
a concepção do grupo de manter um núcleo permanente de artistas atuando
conjuntamente.
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